11.4.08

Conversa edificante


A tarde estava ensolarada. Mas era um sol de outono, relaxante. Alguns minutos atrás havia garoado um pouco e o chão ainda estava um tanto molhado. Os pássaros cantavam muito e, bem ao longe, ainda era possível avistar três faixas coloridas de um arco-íris quase desaparecendo. Uma brisa suave passava por entre as árvores.
Duas amigas conversavam sobre os mais variados assuntos sentadas no banco da praça.
Uma delas iniciou uma conversa sobre o humor do ser humano, na verdade, sobre a oscilação de humor dos seres humanos...

- Queria saber porque não somos seres previsíveis...como podem tantas coisas mudarem nosso comportamento de uma hora para outra? Nunca podemos confiar que amanhã estaremos iguais a hoje... Não gosto dessa mudança que acontece conosco... posso estar brava, posso estar alegre, não depende de mim, depende da ocasião e isso me incomoda...

- Entendo sua forma de pensar, a maioria das pessoas pensam assim. Mas cuidado, este pensamento é muito cômodo e pode cerrar seus olhos, atrapalhando sua caminhada.
Quem faz o nosso humor somos nós mesmos, sempre. Isso não depende de ninguém, muito menos de ocasião... Nós somos responsáveis por tudo o que nos acontece, inclusive pelo ambiente a nossa volta e não o contrário. Não podemos atribuir aos outros o que só cabe a nós mudar! Não é fácil, mas com força de vontade conseguimos.


- Mas eu me irrito muito fácil com tudo... não consigo aceitar certas coisas e comportamentos das pessoas e isso me estressa, eu muitas vezes me exalto com os outros.

- Tudo é uma questão de ponto de vista. A mesma árvore vista por 6 pessoas a partir de 6 janelas localizadas em diferentes posições se torna uma árvore diferente para cada um. Enquanto um vê um fruto, outro vê uma flor e outro um galho quase caindo... assim por diante, mas a árvore é a mesma.
Pessoas tristes e de mau humor dizem que o vento geme, enquanto pessoas alegres dizem que o vento canta.

As duas ficaram em silêncio, talvez meditando sobre a recente conversa e aproveitando aquele lindo fim de tarde que a vida acabava de presenteá-las.

Um comentário:

Marina Sathler disse...

Oi Dé!
Muito legal, gostei muito da maneira de encarar a vida.
Sempre com um sorriso no rosto !

beijoss